CARTAS DAS
FÓRMULAS QUÍMICAS
O ensino da química enfrenta várias barreiras de
aprendizado, devido à “mistificação” que
muitos alunos rotulam esta área de conhecimento, como sendo de extrema
dificuldade, ao lado da física e da matemática.
Este tipo de pré-conceito, é resultado de formas
tradicionais de ensino aprendizagem que não buscavam uma aproximação do
conteúdo com à realidade do aluno, bem como formas alternativas para gerar a
conexão necessária ao aprendizado significativo.
Este trabalho visa dispor de um mecanismo lúdico para
facilitar o entendimento das fórmulas, nomenclaturas e reações da química
inorgânica.
Compreender
a estrutura das fórmulas e
nomenclatura das diferentes funções
inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos;
Compreender
as principais reações dos compostos inorgânicos, bem como o balanceamento
estequiométrico;
o Funções Inorgânicas – Conceito Arrhenius,
o Nomenclatura,
o Fórmulas,
o Reações químicas,
o Estequiometria de reações.
Estas
cartas poderão ser usadas durante todo o ensino médio, sendo que com o tempo,
os alunos vão assimilando os conceitos envolvidos na dinâmica das fórmulas e
equações.
O procurar e utilizar formas diferentes no
ensino da química deveria ser uma constante norteadora da prática pedagógica de cada docente, pois faz
com que essa área do conhecimento tão importante seja se torne mais atrativa
para os alunos, proporcionando momentos significativos de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.